Se a conta de energia elétrica está vindo com o valor mais alto do que você imaginava, listamos algumas práticas para consumir menos energia, preservar o planeta e economizar com a conta. Confira:
LED E FLUORESCENTE
Substitua suas lâmpadas por modelos mais econômicos, como as LEDs e Fluorescentes.
CHUVEIRO
Quando ligar o chuveiro elétrico, evite banhos muito demorados.
NATURAL
Durante o dia, dê preferência a luz natural nos ambientes internos. Mesas de trabalho e escrivaninhas podem ser colocadas próximas às janelas.
CLARIDADE
Que tal pintar as paredes e o teto de cores claras, como o branco, o bege e o cinza claro? Além de intensificar e espalhar a luz por todo o ambiente, elas esquentam menos.
SENSORES
Em locais onde não há tanta passagem/ permanência de pessoas, como escadas, corredores e garagens, há a possibilidade de instalar sensores de presença e temporizadores.
DIMMERS
Para controlar a intensidade da luz, instale dimmers no lugar de interruptores convencionais.
ACESAS
Não deixe as luzes acesas e equipamentos eletrônicos ligados em ambientes desocupados.
COZINHA
Não instale o fogão e a geladeira próximos. O calor do fogão é capaz de aumentar o consumo de energia da geladeira em até 20%.
LIMPEZA
Para aproveitar o máximo da potência das lâmpadas, limpe regularmente os lustres e globos transparentes.
CONSUMO
Vai utilizar o ferro para passar roupa? Evite equipamentos de alto consumo elétrico em horários de pico.
AR-CONDICIONADO
Quando utilizar o ar-condicionado, mantenha as portas e janelas fechadas evitando o desperdício do ar climatizado. É importante também instalar um aparelho de acordo com as dimensões de espaço do ambiente.