Blog

Iluminação Decorativa

Cada espaço necessita um tipo de iluminação, dependendo de quais atividades serão realizadas ali. Você pode utilizar os artifícios dos tipos de iluminação para compor seu ambiente. E o ideal é consultar um arquiteto ou profissional especializado, mas nada te impede de entender os conceitos básicos, podendo opinar com mais certeza no projeto.

Hoje vamos nos aprodundar na iluminação decorativa, como já diz o nome, além de iluminar, ela faz parte da decoração, senso essa sua função principal, deixando a iluminação em segundo plano, contudo é possível fundir ambos.

A escolha dos itens luminosos e o mix de lâmpadas usado interfere diretamente no visual e nas sensações do ambiente criado, portanto se atente ao que irá executar lá e quais as sensações que deseja sentir. Por exemplo, um ambiente que precise de atenção e tenha um ar mais sóbrio ou um ambiente aconchegante com um ar mais romântico.

Planeje a iluminação de cada espaço levando em consideração esses quatro pontos: a quantidade de luz necessária, as atividades que serão realizadas, as sensações que se quer passar e a ambientação do espaço.

Você pode instalar uma iluminação principal funcional e uma secundária decorativa, podendo controlar ambas para criar diferentes tipos de ambientação em um mesmo cômodo.

FITAS DE LED

São muito versáteis e você pode usá-las em todo tipo de ambiente, usufruindo de maneiras criativas para desenvolver um lugar único, por exemplo, crie rasgos de luz formando desenhos no teto e nas paredes. Além de existirem tipos variados de fitas LED, elas tem baixo consumo de energia e praticamente não emitem calor.

*aplicação de rasgo de luz

SPOT DE TRILHO

Traz um ar moderno e é bem versátil, pois você pode usá-lo para destacar pontos específicos da decoração, como quadros, e também pode criar um ambiente teatral dentro de casa. Oferece boa iluminação, pois o trilho suporta vários spots.

VARAL DE LÂMPADAS

Crie sua decoração misturando luz e objetos da sua casa com um varal de lâmpadas. Você pode utilizar as bolinhas decorativas para isso, originando uma luz sutil e delicada. Ilumine seu mural de fotos, a varanda ou a moldura da janela, use e abuse da criatividade.

LUSTRES

Para um ambiente mais clássico e sofisticado opte pelos lustres, lembrando que ele combina com espaços amplos, quanto maior o local, maior o lustre. Você ainda pode uni-lo com lâmpadas com formatos diferentes, como a vela, incrementando ainda mais sua decoração.

ARANDELAS

São luminárias fixas na parede e um bom complemento decorativo, levam uma iluminação suave e indireta, criando um ambiente aconchegante e romântico. Elas também podem criar um caminho luminoso em passagens para as pessoas se orientarem.

 

A iluminação não é apenas sobre luz, é sobre compor com harmonia e o estilo correto cada espaço.

Consulte nosso blog para mais conteúdos sobre o indispensável da iluminação e crie os melhores ambientes para todos os momentos.

29/09/2021

RECEBA NOSSAS NOVIDADES